domingo, 11 de novembro de 2007

História - A Margarida que queria ser Rosa



A Margarida que queria ser Rosa


Naquele jardim, todos os dias eram assim: as roseiras acordavam, abriam bem devagarinho as pétalas das rosas, uma a uma, e se espreguiçavam, De repente se sacudiam contentes e então apareciam inteirinhas, tão bonitas as rosas!
E todas as outras flores, todas as plantinhas, até aquele matinho que crescia tão feinho encostado no muro de pedra, todos diziam: Mas que cheirinho bom!!!
E a lagarta engraçada, que anda com andar de sanfona, também dizia ( e a voz dela era de sanfona desafinada): Mas que cheirinho bom!!! E a formiguinha? Passava muito depressa, sempre trabalhando, carregando uma folha bem maior do que ela. Empinava o narizinho, cheirava o ar e falava bem fininho e depressinha: Mas que cheirinho bom!!!
E aparecia a menininha bonita que ia pra escola toda arrumadinha, uma fita prendendo o cabelo num rabo de cavalo, de mãos dados com o irmãozinho. Era a Luana, e o irmão era o Quito. Quando passavam pelo jardim, diziam ao mesmo tempo: Mas que cheirinho bom!!!
Pois é, mas não pense que tudo e todos estavam contentes, não. As margaridas... ah, elas também moravam no jardim, em uma “margarideira” que ficava um pouco distante das roseiras. Elas achavam as rosas lindas com aquela cor quase vermelha e aquele perfume. Mas que cheirinho bom!!! E as margaridas eram brancas com o miolo amarelo. E não gostavam do amarelo!
- Ah, eu sou feia, e ainda por cima tenho esse miolo amarelo! Detesto amarelo!
Falavam sozinhas, às vezes com a formiguinha.
Mais tristes ainda ficavam quando viam a Luana parar perto da roseira, encostar o narizinho arrebitado em uma rosa e dizer pro Quito: Vamos levar uma rosa pra mamãe?
Um dia, uma das margaridas pediu à lagarta:
- Lagarta, você pode me levar lá pra bem perto da roseira? Eu quero virar rosa, ficar cheirosa e bonita também.
- Ah, é melhor você pedir pra minhoca , ela é quem sabe fazer o caminho pela terra. Eu só ando pelas plantas pra comer as folhinhas.
Piscou os olhos e foi andando, esticando e encolhendo o corpo. Mas a minhoca foi logo dizendo:
- Eu não tenho força pra carregar você, meu corpo é muito mole!
E a margarida pedia pra todo mundo. Ela queria mesmo virar rosa!
Até que um dia passou pelo jardim uma menina gorducha, a Maíra. Viu a margarida e disse pra sua boneca: Mas que florzinha bonita! Tão branquinha, aquele redondinho que ela tem no meio parece um sol cheio de raios! Vou levar pra mamãe, vou fazer um buquê pra ela. E que bom que essa não tem perfume, a mamãe tem alergia! E quando essa flor ficar velha no jarro eu posso brincar assim, ó! E pegou uma margarida já meio murcha e foi tirando as pétalas dela, enquanto dizia: mal me quer (arrancava uma), bem me quer (arrancava outra). Até que só ficou uma pétala no galho e ela gritou bem alto: Bem me quer!!! E toda contente deu um beijo na boneca que ela gostava tanto – Viu, Bilu, você gosta de mim como eu de você!
E então a margarida ouviu a roseira falando: Ah, eu queria ser margarida... Nenhuma menininha gosta das minhas rosas pra brincar!!! E agora, quando a roseira vai acordando com todas as rosas se espreguiçando e todos dizendo mas que cheirinho bom!! – a margarida ri e diz baixinho, toda prosa: E que florzinha boa pra enfeitar e brincar!!!

3 comentários:

Criançaas! disse...

Gosteeei muito dessa!
abraçoos!

Unknown disse...

adorei muiiiiiiiitooooooooo bjkssssssssssssssss

Unknown disse...

Amei ajudou muito